Disciplina o gerenciamento dos resíduos sólidos que especifica, e dá outras providências- Mrcertify CDL Practice Test
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<div class=column>
<br><p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial,bold=>LEI COMPLEMENTAR No 952 DE 30 DE DEZEMBRO DE 2016</span></p>
</div>
</div>
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<div class=column>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>DISCIPLINA O GERENCIAMENTO DOS
RESI?DUOS SO?LIDOS QUE ESPECIFICA,
E DA? OUTRAS PROVIDE?NCIAS.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>PAULO ALEXANDRE BARBOSA, Prefeito Municipal de Santos, fac?o saber que a
Ca?mara Municipal aprovou em sessa?o realizada em 01 de dezembro de 2016 e eu
sanciono e promulgo a seguinte:
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 1o O gerenciamento dos resi?duos so?lidos na?o perigosos, classificados como
Classe II pela NBR 10.004:2004, da Associac?a?o Brasileira de Normas Te?cnicas </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>–
</span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>ABNT, de origem domiciliar e de estabelecimentos comerciais, prestadores de
servic?os e industriais, sera? disciplinado por esta lei complementar. Mrcertify CDL Practice Test </span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 2o Fica institui?do o Programa Socioambiental de Coleta Seletiva Solida?ria “Recicla,
Santos” – </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>PMSCSSRS, que estabelece diretrizes, crite?rios e procedimentos te?cnicos
para a gesta?o dos resi?duos secos recicla?veis, com o intuito de disciplinar as ac?o?es
necessa?rias para minimizar os impactos ambientais negativos causados pela
disposic?a?o inadequada de resi?duos.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Para?grafo u?nico. O PMSCSSRS sera? desenvolvido com a participac?a?o da sociedade
civil, com a finalidade de promover a defesa do meio ambiente, a mudanc?a de
comportamento social, a gerac?a?o de emprego, a distribuic?a?o de renda entre os
catadores de resi?duos so?lidos recicla?veis e o desenvolvimento da func?a?o social da
cidade e da propriedade urbana, nos termos da Lei Federal no 10.057, de 10 de julho
de 2001, Mrcertify CDL Practice Test da Lei Federal no 11.445, de 05 de janeiro de 2007, da Lei Federal no 12.305,
de 02 de agosto de 2010, e das diretrizes emanadas pelo Conselho Nacional de Meio
Ambiente </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>CONAMA.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 3o Para fins do disposto nesta lei complementar, consideram-se:
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>I </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>associac?o?es, cooperativas ou organizac?o?es da sociedade civil de coleta seletiva
solida?ria: grupos autogestiona?rios reconhecidos pelos o?rga?os municipais competentes
como formados por muni?cipes demandata?rios de ocupac?a?o e renda, organizados em
cooperativas, organizac?o?es da sociedade civil, associac?o?es formadas por catadores de
resi?duos secos recicla?veis ou conge?neres, com sede no Munici?pio e definidos e
constitui?dos nos termos da Lei Federal 5.764/71, e em cujos estatutos estejam
previstas as atividades de reciclagem e/ou beneficiamento;</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>II </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>catadores de resi?duos secos recicla?veis: aqueles definidos no Co?digo Brasileiro de
Ocupac?o?es </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>CBO, e pessoas fi?sicas auto?nomas e de baixa renda que realizam
atividades de coleta, triagem e comercializac?a?o de resi?duos secos recicla?veis
coletados nas vias pu?blicas do Munici?pio, devidamente cadastrado na Secretaria de
Assiste?ncia Social, nos termos da Lei Complementar no 286, de 12 de dezembro de
1997, ou integrantes de associac?o?es, cooperativas, organizac?o?es da sociedade civil,
associac?o?es formadas por catadores de resi?duos secos recicla?veis ou conge?neres;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>III </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>coleta seletiva: recolhimento de resi?duos so?lidos previamente segregados
conforme sua constituic?a?o ou composic?a?o;
</span></p>
</div>
</div>
</div>
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<div class=column>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>IV </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>coleta seletiva solida?ria: recolhimento de resi?duos secos recicla?veis previamente
segregados na fonte geradora, executado pelo Munici?pio, direta ou indiretamente, e
destinado a?s associac?o?es, cooperativas ou organizac?o?es da sociedade civil formadas
por catadores de resi?duos secos recicla?veis ou conge?neres, com sede e devidamente
registrada no Munici?pio e no Conselho Municipal de Assiste?ncia Social, quando a
natureza da entidade assim o exigir;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>V </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>destinac?a?o final ambientalmente adequada: destinac?a?o de resi?duos que inclui a
reutilizac?a?o, a reciclagem, a compostagem, a recuperac?a?o e o aproveitamento
energe?tico ou outras destinac?o?es admitidas pelos o?rga?os competentes do Sisnama, do
SNVS e do Suasa, entre elas a disposic?a?o final, observando normas operacionais
especi?ficas de modo a evitar danos ou riscos a? sau?de pu?blica e a? seguranc?a e a
minimizar os impactos ambientais adversos;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>VI </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>destinac?a?o final ambientalmente adequada de resi?duos secos recicla?veis:
destinac?a?o, de forma auto?noma ou por meio do servic?o pu?blico de coleta, dos resi?duos
secos recicla?veis previamente segregados na fonte geradora a?s associac?o?es,
cooperativas ou organizac?o?es da sociedade civil formadas por catadores de resi?duos
secos recicla?veis ou conge?neres, para triagem e comercializac?a?o;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>VII </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>industrializac?a?o: processo de transformac?a?o dos resi?duos so?lidos recicla?veis em
novos produtos;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>VIII </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>gerador: pessoa fi?sica ou juri?dica, de direito pu?blico ou privado, que geram
resi?duos so?lidos por meio de suas atividades, nelas inclui?do o consumo;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>IX </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>grande gerador dome?stico: pessoa fi?sica ou juri?dica, de direito pu?blico ou privado,
proprieta?rios, possuidores ou titulares de condomi?nios de edifi?cios residenciais ou de
uso misto, cuja soma dos resi?duos so?lidos na?o perigosos, classificados como Classe II
pela NBR 10.004:2004, da Associac?a?o Brasileira de Normas Te?cnicas </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>ABNT, e
disponibilizados para triagem com vistas a? reciclagem e/ou para compostagem,
gerados pelas unidades auto?nomas que os compo?em, ultrapasse, em volume dia?rio,
200 (duzentos) litros ou 120 kg por dia;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>X </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>grande gerador comercial: pessoa fi?sica ou juri?dica, de direito pu?blico ou privado,
proprieta?rios, possuidores ou titulares de estabelecimentos pu?blicos, institucionais, de
prestac?a?o de servic?os, comerciais e industriais, entre outros, que em decorre?ncia de
sua atividade, geram resi?duos so?lidos na?o perigosos, classificados como Classe II pela
NBR 10.004:2004, da Associac?a?o Brasileira de Normas Te?cnicas </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>ABNT,
disponibilizados para triagem com vistas a? reciclagem e/ou para compostagem, em
volume dia?rio superior a 200 (duzentos) litros ou 120 kg por dia;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>XI </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>gerenciamento ambientalmente adequado de resi?duos so?lidos: conjunto de ac?o?es
encadeadas e articuladas, direta ou indiretamente, aplicadas aos processos de
segregac?a?o, coleta, caracterizac?a?o, classificac?a?o, manipulac?a?o, acondicionamento,
transporte, armazenamento, recuperac?a?o, reutilizac?a?o, reciclagem, compostagem,
tratamento, transbordo, destinac?a?o final ambientalmente adequada dos resi?duos
so?lidos e disposic?a?o final dos rejeitos;
</span></p>
</div>
</div>
</div>
<div class=page title=Page 3=>
<div class=layoutArea>
<div class=column>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>XII </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>logi?stica reversa: conjunto de ac?o?es, procedimentos e meios destinados a
viabilizar a coleta e a restituic?a?o dos resi?duos so?lidos ao setor empresarial para
reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinac?a?o
final ambientalmente adequada;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>XIII </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>pequeno gerador dome?stico: pessoas fi?sicas ou juri?dicas, que geram resi?duos
so?lidos na?o perigosos, classificados como Classe II pela NBR 10.004:2004, da
Associac?a?o Brasileira de Normas Te?cnicas </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>ABNT, provenientes de habitac?o?es
unifamiliares ou em cada unidade das habitac?o?es em se?rie ou coletivas,
disponibilizados para triagem com vistas a? reciclagem e/ou para compostagem,
limitada a? quantidade ma?xima de 200 (duzentos) litros ou 120 kg por dia;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>XIV </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>pequeno gerador comercial: pessoas fi?sicas ou juri?dicas, de direito pu?blico ou
privado, proprieta?rios, possuidores ou titulares de estabelecimentos pu?blicos,
institucionais, de prestac?a?o de servic?os, comerciais e industriais, entre outros, que em
decorre?ncia de sua atividade, geram resi?duos so?lidos na?o perigosos, classificados
como Classe II pela NBR 10.004:2004, da Associac?a?o Brasileira de Normas Te?cnicas
</span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>ABNT, disponibilizados para triagem com vistas a? reciclagem e/ ou para
compostagem, limitada a? quantidade ma?xima de 200 (duzentos) litros ou 120 kg por
dia;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>XV </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Postos de Entrega Volunta?ria (PEVs): recipientes para recebimento, de forma
segregada, de resi?duos secos recicla?veis;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>XVI </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>pre?-industrializac?a?o: processo de beneficiamento dos resi?duos so?lidos
recicla?veis de modo a prepara?-los para uso direto como mate?ria-prima de fabricac?a?o
de novos produtos;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>XVII </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>reciclagem: processo manual ou mecanizado de transformac?a?o dos resi?duos
so?lidos, atrave?s do qual os resi?duos secos recicla?veis coletados, apo?s serem
previamente separados na fonte geradora, sofrem alterac?a?o de suas propriedades
fi?sicas, fi?sico-qui?micas ou biolo?gicas e sa?o reintroduzidos na economia, como mate?ria
prima, insumos ou novos produtos observados os padro?es e as condic?o?es
estabelecidos pelos o?rga?os competentes do Sistema Nacional de Meio Ambiente -
SISNAMA e, se couber, do Sistema Nacional de Vigila?ncia Sanita?ria-SNVS e do
Sistema U?nico de Atenc?a?o a? Sanidade Agropecua?ria - SUASA;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>XVIII </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>rejeitos: resi?duos so?lidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de
tratamento e recuperac?a?o por processos tecnolo?gicos disponi?veis e economicamente
via?veis, na?o apresentem outra possibilidade que na?o a disposic?a?o final
ambientalmente adequada;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>XIX </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>resi?duos secos recicla?veis: aqueles previamente segregados na fonte, que apo?s
sofrerem uma transformac?a?o fi?sica ou qui?mica podem ser reutilizados no mercado,
seja sob a forma original ou como mate?ria-prima para uso na fabricac?a?o de outros
produtos para finalidades diversas, como papel, vidro, pla?stico e metal;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>XX </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>resi?duos u?midos recicla?veis: sa?o resi?duos vegetais originados na poda e capina,
feiras-livres, mercados e conge?neres, cascas de coco, o?leo de fritura, restos de
</span></p>
</div>
</div>
</div>
<div class=page title=Page 4=>
<div class=layoutArea>
<div class=column>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>alimentos e refeic?o?es, passi?veis de serem submetidos a? compostagem ou
industrializados;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>XXI </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>resi?duos especiais: sa?o resi?duos considerados efetiva ou potencialmente
poluidores que, por suas caracteri?sticas, exijam ou possam exigir sistemas especiais
para acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento ou destinac?a?o
final, conforme dispo?e a Resoluc?a?o - SMA no 45, de 23 de maio de 2015;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>XXII </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>resi?duos na?o recicla?veis: sa?o aqueles que na?o podem ser reutilizados, apo?s
transformac?a?o qui?mica ou fi?sica, por ainda na?o existir tecnologia para o tipo especi?fico
de material;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 4o Os servic?os de coleta seletiva, transporte, segregac?a?o, acondicionamento, pre?-
industrializac?a?o, industrializac?a?o e comercializac?a?o dos resi?duos so?lidos recicla?veis
podera?o ser realizados:
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>I </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>pelo Munici?pio, direta ou indiretamente;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>II </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>por empresas privadas devidamente licenciadas para tal fim;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>III </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>pelas associac?o?es, cooperativas ou organizac?o?es da sociedade civil formadas por
catadores de resi?duos secos recicla?veis ou conge?neres, com sede e devidamente
registradas no Munici?pio e no Conselho Municipal de Assiste?ncia Social, quando a
natureza da entidade assim o exigir;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>IV </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>pelos catadores de resi?duos secos recicla?veis auto?nomos cadastrados na
Secretaria de Assiste?ncia Social, nos termos da Lei Complementar 286 de 12 de
dezembro 1997.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 1o O exerci?cio da atividade de coleta e transporte de resi?duos e rejeitos nas vias e
logradouros pu?blicos dependera? da autorizac?a?o pre?via do Munici?pio.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 2o O Munici?pio podera? firmar termo de colaborac?a?o, termo de fomento e acordos de
cooperac?a?o, conforme Lei Federal no 13.019, de 31 de julho de 2014, envolvendo ou
na?o a transfere?ncia de recursos, com associac?o?es, cooperativas ou organizac?o?es da
sociedade civil formadas por catadores de resi?duos secos recicla?veis ou conge?neres,
com sede e devidamente registradas no Munici?pio e no Conselho Municipal de
Assiste?ncia Social, quando a natureza da entidade assim o exigir.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 3o O servic?o de coleta seletiva quando realizado pelas associac?o?es, cooperativas ou
organizac?o?es da sociedade civil formadas por catadores de resi?duos secos recicla?veis
ou conge?neres por meio do estabelecimento de termos de conve?nio, de cooperac?a?o
te?cnica, de colaborac?a?o, de fomento ou contrato, assinado entre as partes, em
domici?lios e logradouros pu?blicos ja? atendidos pela coleta convencional de resi?duos
urbanos domiciliares, podera? ser remunerado pelo Munici?pio, em conformidade com a
legislac?a?o federal especi?fica (Art. 36,§ 1o e § 2o da Lei Federal 12.305/2010 e Art. 24,
inciso XXVII, da Lei Federal 8.666/1993).
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 4o Os servic?os de coleta seletiva de resi?duos secos recicla?veis somente podera?o ser
realizados por pessoas juri?dicas de direito pu?blico ou privado com sede em outros
</span></p>
</div>
</div>
</div>
<div class=page title=Page 5=>
<div class=layoutArea>
<div class=column>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>munici?pios e devidamente cadastradas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente
quando:
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>I </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>apresentarem parceria ou contrato com o Munici?pio;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>II </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>tratar de doac?a?o ou venda direta dos grandes geradores, dome?sticos ou
comerciais, para cumprimento do disposto no artigo 10, inciso
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>III, mediante contrato que devera? ser autorizado pela Secretaria Municipal de Meio
Ambiente.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 5o Para firmar conve?nios ou parcerias com empresas privadas, associac?o?es,
cooperativas ou organizac?o?es da sociedade civil formadas por catadores de resi?duos
secos recicla?veis ou conge?neres, o Munici?pio devera? realizar chamamento pu?blico
para selecionar as entidades interessadas.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 5o Para viabilizar a coleta seletiva, os geradores devera?o segrega?-los em:
I </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>pequeno e grande gerador dome?stico:<br>
a) resi?duos secos recicla?veis;<br>
b) resi?duos u?midos recicla?veis;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>c) resi?duos na?o recicla?veis;<br>
d) rejeitos.<br>
II </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>pequeno e grande gerador comercial:
a) resi?duos secos recicla?veis;<br>
b) resi?duos u?midos recicla?veis;<br>
c) resi?duos na?o recicla?veis;<br>
d) resi?duos especiais;<br>
e) rejeitos.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 1o Os pequenos e os grandes geradores dome?sticos devera?o encaminhar
diretamente os seus resi?duos especiais, objetos de sistema de logi?stica reversa, aos
postos de recebimento disponibilizados pelos fabricantes, importadores, distribuidores
e comerciantes.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 2o Os pequenos e os grandes geradores comerciais devera?o disponibilizar coletores
especi?ficos para o recebimento de resi?duos especiais e, em conjunto com os
fabricantes, importadores e distribuidores, estruturar e implementar sistemas de
logi?stica reversa, de forma independente do servic?o pu?blico de limpeza urbana e de
manejo dos resi?duos so?lidos.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 3o Os grandes geradores comerciais devera?o instalar coletores de fa?cil visualizac?a?o,
identificados conforme Resoluc?a?o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) no
</span></p>
</div>
</div>
</div>
<div class=page title=Page 6=>
<div class=layoutArea>
<div class=column>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>275, de 25 de abril de 2001, dispostos um ao lado do outro e em locais acessi?veis,
para que qualquer pessoa possa dispor seus resi?duos secos recicla?veis.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 6o A coleta seletiva solida?ria de resi?duos secos recicla?veis sera? realizada pelo
</span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Munici?pio, “porta a porta” e em Postos de Entrega Volunta?ria – </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>PEVs, e na?o implicara?
em qualquer alterac?a?o no roteiro de coleta do resi?duo urbano.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 1o Os Postos de Entrega Volunta?ria sera?o instalados em locais indicados pela
Secretaria de Meio Ambiente e os coletores devera?o ser identificados conforme
Resoluc?a?o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) no 275, de 25 de abril de
2001.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 2o Os resi?duos secos recicla?veis coletados pelo servic?o pu?blico de coleta seletiva
solida?ria devera?o ser encaminhados, prioritariamente, para triagem e comercializac?a?o
a serem realizadas pelas associac?o?es, cooperativas ou organizac?o?es da sociedade
civil formadas por catadores de resi?duos secos recicla?veis ou conge?neres.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 3o A ti?tulo de incentivo a? reciclagem, a Secretaria de Meio Ambiente podera? autorizar
a utilizac?a?o dos servic?os pu?blicos de coleta e transporte dos resi?duos secos recicla?veis
segregados pelos grandes geradores comerciais, sem o?nus para estes.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 7o Os geradores sa?o responsa?veis pelo acondicionamento e disposic?a?o dos
resi?duos so?lidos em logradouro pu?blico ate? o recolhimento pelo servic?o de coleta.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 1o Para assegurar as condic?o?es de higiene e limpeza do logradouro pu?blico, os
resi?duos so?lidos devera?o ser acondicionados adequadamente, dispostos em local
apropriado, e, no ma?ximo, uma hora antes do hora?rio habitual do servic?o de coleta
previsto para o bairro.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 2o Fica proibida a disposic?a?o de resi?duos secos recicla?veis em contentores
disponibilizados para a coleta de resi?duos u?midos recicla?veis.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 3o A fiscalizac?a?o do disposto neste artigo ficara? sob a responsabilidade da Guarda
Municipal, da Fiscalizac?a?o Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e da
Fiscalizac?a?o de Posturas da Secretaria Municipal de Financ?as.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 8o Os pequenos e os grandes geradores dome?sticos e os pequenos geradores
comerciais podera?o utilizar o servic?o pu?blico de coleta de resi?duos so?lidos.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 9o Os grandes geradores comerciais sa?o responsa?veis pelo gerenciamento
ambientalmente adequado dos resi?duos so?lidos gerados no desenvolvimento de sua
atividade ou em decorre?ncia dela, bem como pelo o?nus dele decorrentes.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 1o Os grandes geradores comerciais devera?o providenciar os servic?os de coleta,
transporte, destinac?a?o e disposic?a?o final de seus resi?duos so?lidos de forma auto?noma
e independente do servic?o pu?blico.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 2o Somente a coleta de resi?duos secos recicla?veis podera? ser realizada pelos
servic?os pu?blicos, mediante autorizac?a?o da Secretaria de Meio Ambiente.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 3o Os resi?duos so?lidos devera?o ser dispostos e armazenados adequadamente em
a?rea interna do estabelecimento ou edificac?a?o ate? a realizac?a?o da coleta.
</span></p>
</div>
</div>
</div>
<div class=page title=Page 7=>
<div class=layoutArea>
<div class=column>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 4o Os grandes geradores comerciais em atividade no Munici?pio devera?o se cadastrar
na Secretaria de Meio Ambiente.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 5o Os grandes geradores comerciais que pretendam se instalar no Munici?pio
somente podera?o iniciar suas atividades se comprovarem que esta?o devidamente
cadastrados na Secretaria de Meio Ambiente e atendem ao disposto nesta lei
complementar.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 6o No ato do cadastramento, os grandes geradores comerciais devera?o apresentar
Plano de Gerenciamento dos Resi?duos So?lidos, elaborado por profissional de ni?vel
superior e acompanhado da Anotac?a?o de Responsabilidade Te?cnica (ART) do
responsa?vel te?cnico, para ana?lise e aprovac?a?o da Secretaria Municipal de Meio
Ambiente, nos termos da Lei Federal no 12.305, de 2 de agosto de 2010 e do Decreto
Federal no 7.404, de 23 de dezembro de 2010, e das demais normas pertinentes.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 7o Para execuc?a?o das atividades previstas no gerenciamento ambientalmente
adequado de seus resi?duos so?lidos, os grandes geradores comerciais somente
podera?o celebrar contratos com empresas privadas devidamente licenciadas junto aos
o?rga?os ambientais e cadastradas na Secretaria de Meio Ambiente.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 8o Quando estabelecidos em condomi?nios residenciais ou de uso misto, os grandes
geradores comerciais na?o podera?o dispor os resi?duos so?lidos de sua responsabilidade
com os resi?duos dos demais geradores, devendo segrega?-los em contentores pro?prios
e devidamente identificados conforme Resoluc?a?o Conama (Conselho Nacional do
Meio Ambiente) no 275, de 25 de abril de 2001.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 10. Os grandes geradores, dome?sticos ou comerciais, devera?o comprovar,
mensalmente, a? Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a destinac?a?o final
ambientalmente adequada de seus resi?duos so?lidos, por meio da entrega de um dos
seguintes documentos:
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>I </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>declarac?a?o emitida pela empresa contratada pelo Munici?pio para executar o servic?o
pu?blico de coleta de resi?duos so?lidos, na qual conste o enderec?o do gerador atendido;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>II </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>recibo ou declarac?a?o de recebimento de resi?duos secos recicla?veis, <a href=https://www.realreplicawatches.com/></a><a style=text-decoration:none href=https://www.watchesnow.org/><font color=#000000>Luxury Panerai Watches</font></a> emitido por
associac?o?es, cooperativas ou organizac?o?es da sociedade civil formadas por catadores
de resi?duos secos recicla?veis ou conge?neres, com sede e devidamente registradas no
Munici?pio e no Conselho Municipal de Assiste?ncia Social, quando a natureza da
entidade assim o exigir;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>III </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>recibo ou declarac?a?o de recebimento de resi?duos secos recicla?veis, emitido por
pessoas juri?dicas de direito pu?blico ou privado com sede em outros munici?pios e
devidamente cadastradas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>IV </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>nota fiscal de venda direta de resi?duos secos recicla?veis para empresas privadas
de reciclagem, devidamente licenciadas para tal finalidade;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>V </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>contrato de prestac?a?o de servic?o entre o gerador e a empresa privada de coleta de
resi?duos, devidamente licenciadas para tal finalidade, acompanhado do comprovante
de entrega dos resi?duos em local licenciado e habilitado junto aos o?rga?os ambientais.
</span></p>
</div>
</div>
</div>
<div class=page title=Page 8=>
<div class=layoutArea>
<div class=column>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Para?grafo u?nico. No documento mencionado no “caput” devera? constar o tipo e a
</span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>quantidade de resi?duo so?lido destinado.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 11. A contratac?a?o de empresa privada ou a utilizac?a?o do servic?o pu?blico para
execuc?a?o dos servic?os de coleta, armazenamento, transporte, transbordo, tratamento
ou destinac?a?o final de resi?duos so?lidos na?o isenta os grandes geradores, dome?sticos
ou comerciais, da responsabilidade por danos provocados pelo gerenciamento
inadequado dos seus resi?duos ou rejeitos.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Para?grafo u?nico. Quando da ocorre?ncia de acidentes ou eventos lesivos ao meio
ambiente ou a? sau?de pu?blica, decorrente do gerenciamento inadequado de resi?duos
so?lidos de grandes geradores, dome?sticos ou comerciais, cabera? ao Munici?pio agir,
subsidiariamente, com vistas a minimizar ou cessar o dano causado.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 12. Os resi?duos secos recicla?veis devera?o ser encaminhados, preferencialmente,
a?s associac?o?es, cooperativas ou organizac?o?es da sociedade civil formadas por
catadores de resi?duos secos recicla?veis ou conge?neres, devidamente cadastradas
junto aos o?rga?os municipais, estaduais e federais, em consona?ncia com o disposto na
Lei Federal no 11.445, de 05 de janeiro de 2007, na Lei no 12.305, de 02 de agosto de
2010, e na Lei Federal 5.764, de 16 de dezembro de 1971, e em cujos estatutos
estejam previstas as atividades de reciclagem e/ou beneficiamento.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 13. O Munici?pio criara? um banco de dados de empresas privadas e instituic?o?es
que atuam na a?rea de reciclagem de resi?duos so?lidos e devera? mante?-lo atualizado e
disponi?vel para o pu?blico em geral.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 14. O Munici?pio devera? promover programas permanentes de educac?a?o
ambiental, especialmente junto a? rede escolar, que enfoquem a importa?ncia da
reduc?a?o do desperdi?cio e da valorizac?a?o da reutilizac?a?o e reciclagem de resi?duos
so?lidos para a preservac?a?o e manutenc?a?o do meio ambiente hi?gido e equilibrado.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Para?grafo u?nico. Para a realizac?a?o desses programas o Munici?pio podera? firmar
conve?nios com organizac?o?es da sociedade civil, Universidades, Fundac?o?es, empresas
recicladoras, empresas de embalagens, dentre outras.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 15. O Munici?pio podera? permitir a inserc?a?o de publicidade nos coletores, nos
vei?culos de recolhimento e transporte de resi?duos so?lidos recicla?veis, nos uniformes
dos profissionais que executam a coleta e nos sacos pla?sticos de acondicionamento
desses resi?duos.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Para?grafo u?nico. O valor arrecadado devera? ser aplicado em programas de educac?a?o
ambiental, reciclagem e outros afins.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 16. O descumprimento do disposto nesta lei complementar sujeitara? o infrator, a
crite?rio da Fiscalizac?a?o Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e,
quando for o caso, da Guarda Municipal e da Fiscalizac?a?o de Posturas da Secretaria
Municipal de Financ?as, a?s seguintes penalidades:
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>I </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>adverte?ncia, intimando o infrator para sanar as irregularidades no prazo ma?ximo de
30 (trinta) dias;
</span></p>
</div>
</div>
</div>
<div class=page title=Page 9=>
<div class=layoutArea>
<div class=column>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>II </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>multa, nos seguintes casos:
</span></p>
</div>
</div>
<div class=layoutArea>
<div class=column>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>a) utilizac?a?o inadequada dos contentores destinados a? coleta de resi?duos u?midos
recicla?veis, no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais);
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>b) na?o apresentac?a?o do Plano de Gerenciamento de Resi?duos So?lidos, conforme
disposto no artigo 9o, § 6o, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais);
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>c) exerci?cio da atividade de coleta e transporte de resi?duos secos recicla?veis nas vias
e logradouros pu?blicos sem autorizac?a?o pre?via do Munici?pio, no valor de R$ 5.000,00
(cinco mil reais);
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>d) exerci?cio da atividade de coleta e transporte de resi?duos u?midos recicla?veis nas
vias e logradouros pu?blicos sem autorizac?a?o pre?via do Munici?pio, no valor de R$
10.000,00 (dez mil reais);
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>e) exerci?cio da atividade de coleta e transporte de rejeitos nas vias e logradouros
pu?blicos sem autorizac?a?o pre?via do Munici?pio, no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil
reais);
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>f) utilizac?a?o inadequada de vias e logradouro pu?blico para dispor ou armazenar,
mesmo que temporariamente, resi?duos secos ou u?midos recicla?veis quando o servic?o
de coleta na?o for realizado pelo Munici?pio direta ou indiretamente, no valor de R$
5.000,00 (cinco mil reais);
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>g) na?o comprovac?a?o da destinac?a?o ou gerenciamento ambientalmente adequado dos
resi?duos so?lidos e na?o disposic?a?o final ambientalmente adequada dos rejeitos, no
valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais);
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>h) na?o segregac?a?o dos resi?duos so?lidos conforme disposto no artigo 5o ou
descumprimento das obrigac?o?es previstas nos sistemas de logi?stica reversa e/ou
coleta seletiva institui?da pelo Munici?pio, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) a? R$
50.000,00 (cinquenta mil reais), aplicada obedecendo os seguintes crite?rios:</span><a href=https://www.get-best-practice.co.uk/>Breitling Replica</a></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>1) no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) a R$ 500,00 (quinhentos reais), quando o
gerador se tratar de pessoa fi?sica;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>2) no valor de R$ 501,00 (quinhentos e um reais) a R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos
reais), quando se tratar de pequeno gerador dome?stico;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>3) no valor de R$ 2.501,00 (dois mil quinhentos e um reais) a R$ 5.000,00 (cinco mil)
quando se tratar de pequeno gerador comercial;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>4) no valor de R$ 5.001,00 (cinco mil e um reais) a R$ 10.000,00 (dez mil reais),
quando se tratar de grande gerador dome?stico;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>5) no valor de R$ 10.001,00 (dez mil e um reais) a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais),
quando se tratar de grande gerador comercial.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>III </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>recolhimento do vei?culo.
</span></p>
</div>
</div>
</div>
<div class=page title=Page 10=>
<div class=layoutArea>
<div class=column>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 1o A aplicac?a?o das penalidades previstas na ali?nea h do inciso II deste artigo
ocorrera? apo?s o infrator na?o cumprir o previsto na adverte?ncia e no prazo arbitrado.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 2o Na primeira reincide?ncia, caracterizada pelo cometimento de nova infrac?a?o da
mesma natureza e gravidade, ocorrida dentro do peri?odo de 12 meses contados da
infrac?a?o anterior, a multa sera? aplicada em dobro.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 3o Na segunda reincide?ncia, caracterizada pelo cometimento de nova infrac?a?o da
mesma natureza e gravidade, ocorrida dentro do peri?odo de 12 meses, contados da
primeira reincide?ncia, a multa sera? aplicada em dobro da primeira reincide?ncia, o
vei?culo recolhido ao pa?tio e os resi?duos so?lidos doados a?s entidades cadastradas no
Munici?pio.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 4o Quando ocorrer o recolhimento do vei?culo, a liberac?a?o deste somente ocorrera?
mediante a comprovac?a?o pelo autuado de recolhimento de todas as multas e taxas
pendentes.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 5o A apresentac?a?o de recurso contra a adverte?ncia ou auto de infrac?a?o lavrados, na?o
conferira? efeito suspensivo quando se tratar de medidas envolvendo a seguranc?a
pu?blica, protec?a?o sanita?ria, a coleta de resi?duos, o uso indevido do logradouro pu?blico
e/ou poluic?a?o ambiental.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 6o A aplicac?a?o de qualquer penalidade prevista nesta lei complementar na?o
dispensara? o infrator das demais sanc?o?es e exige?ncias previstas na legislac?a?o federal
ou estadual vigentes, nem da obrigac?a?o de reparar os danos resultantes da infrac?a?o.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 17. Para imposic?a?o e gradac?a?o das penalidades, a autoridade competente
observara?:
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>I </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>a gravidade do fato, tendo em vista os motivos da infrac?a?o e suas conseque?ncias
para a sau?de pu?blica e para o meio ambiente;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>II </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>os antecedentes do infrator quanto ao cumprimento da legislac?a?o ambiental;
III </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>a situac?a?o econo?mica do infrator.<br>
Art. 18. Sa?o circunsta?ncias que atenuam a penalidade imposta:<br>
I </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>baixo grau de instruc?a?o ou escolaridade do agente;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>II </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>arrependimento do infrator, manifestado pela esponta?nea reparac?a?o do dano
causado pela pra?tica de sua infrac?a?o;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>III </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>comunicac?a?o pre?via pelo agente do perigo iminente;<br>
IV </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>colaborac?a?o com os agentes encarregados da fiscalizac?a?o.
Art. 19. Sa?o circunsta?ncias que agravam a penalidade imposta:
I </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>reiterada pra?tica da infrac?a?o;<br>
II </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>– </span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>ter o agente cometido a infrac?a?o:
</span></p>
</div>
</div>
</div>
<div class=page title=Page 11=>
<div class=layoutArea>
<div class=column>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>a) para obter vantagem pecunia?ria;
</span></p>
</div>
</div>
<div class=layoutArea>
<div class=column>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>b) afetando ou expondo a perigo, de maneira grave, a sau?de pu?blica ou o meio
ambiente;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>c) concorrendo para danos ao patrimo?nio pu?blico ou a? propriedade alheia;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>d) atingindo a?reas de unidades de conservac?a?o ou a?reas sujeitas, por ato do Poder
Pu?blico, a regime especial de uso, bem como em situac?o?es de surtos epide?micos e
endemias;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>e) em domingos ou feriados;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>f) a? noite;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>g) em e?pocas de inundac?o?es e deslizamentos;
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>h) facilitada por funciona?rio pu?blico no exerci?cio de suas func?o?es.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 20. Na fixac?a?o da penalidade de multa a autoridade competente devera? atentar,
principalmente, a? situac?a?o econo?mica do infrator.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 1o A multa podera? ser aumentada ate? o triplo, se a autoridade competente considerar
que, em virtude da situac?a?o econo?mica do infrator, e? irrelevante financeiramente,
embora aplicada no ma?ximo.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>§ 2o A multa podera? ser diminui?da ate? a sua sexta parte, se for considerada
confiscato?ria ou excessiva quanto ao patrimo?nio ou renda do infrator, embora aplicada
no mi?nimo.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 21. Independentemente das sanc?o?es previstas nesta lei complementar, o
Munici?pio podera? agir subsidiariamente, com vistas a minimizar ou cessar o dano
causado por acidentes ou eventos lesivos ao meio ambiente ou a? sau?de pu?blica, e
promover a retirada dos resi?duos depositados em local inadequado e efetuar a
respectiva cobranc?a do responsa?vel, com acre?scimo de 100% (cem por cento) a ti?tulo
de taxa de administrac?a?o dos servic?os, sem prejui?zo de novas autuac?o?es.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 22. Os valores das multas devera?o ser atualizados de acordo com o IPCA/IBGE
ou por i?ndice que vier a substitui?-lo.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 23. Os valores provenientes das multas sera?o destinados ao Fundo Municipal de
Preservac?a?o e Recuperac?a?o do Meio Ambiente, institui?do pela Lei Complementar no
748, de 04 de janeiro de 2012.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 24. O Poder Executivo regulamentara? esta lei complementar, no que couber.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 25. As despesas decorrentes da execuc?a?o desta lei complementar correra?o pelas
dotac?o?es orc?amenta?rias pro?prias, suplementadas se necessa?rio.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 26. Ficam revogadas a Lei Municipal no 1.661, de 11 de marc?o de 1998 e a Lei
Municipal no 1.923, de 28 de dezembro de 2000.
</span></p>
</div>
</div>
</div>
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<div class=layoutArea>
<div class=column>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Art. 27. Esta lei complementar entra em vigor apo?s 180 (cento e oitenta) dias da data
da publicac?a?o.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Registre-se e publique-se.<br>
</span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Pala?cio “Jose? Bonifa?cio”, em 30 de dezembro de 2016.
</span><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>PAULO ALEXANDRE BARBOSA<br>
PREFEITO MUNICIPAL<br>
Registrada no livro competente.
</span></p>
<p><span style=font-size: 11.000000pt;=font-family:= arial=>Departamento de Registro de Atos Oficiais do Gabinete do Prefeito Municipal, em 30
de dezembro de 2016. <br></span></p>
</div>
</div>
</div><div><br></div> <div></div><a href=http://bettalar.com/hosgeldin-bonusu-veren-bahis-siteleri/ title=ho?geldin bonusu=veren= siteler=>ho?geldin bonusu veren siteler</a>
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