notícias

Acaba prazo para comerciantes venderem lâmpadas da antiga Ence


[24-06-2013]

A partir de 1º de julho, o mercado não poderá mais comercializar lâmpadas fluorescentes compactas que não estejam em conformidade com a Nova Ence, norma do Inmetro. A medida é obrigatória e válida para todos os estabelecimentos, como supermercados, home centers, e lojas de iluminação, de materiais de construção e de materiais elétricos.

Desde 1º de janeiro, os fabricantes e importadores não podem distribuir ao comércio produtos que não atendam à nova regra, que renova os padrões das lâmpadas, para que o consumidor tenha maior qualidade no tempo de vida, na eficiência luminosa e na segurança elétrica.

Para certificar-se de que o produto adquirido atende à nova regra, o consumidor deve verificar a data de fabricação do produto, que não pode ser anterior a 1 de julho de 2012 e a embalagem deve conter a etiqueta ENCE afixada. “As novas normas de eficiência do Inmetro atestam a melhoria do desempenho do produto, e toda atenção é pouca para não comprar gato por lebre”, alerta a analista de Marketing da Golden, Renata Pilão.

Embora o Inmetro proíba a comercialização dos produtos antigos a partir de 1º de julho, somente a atenção do consumidor impedirá que estabelecimentos desatentos à norma continuem a disponibilizá-los em suas prateleiras, segundo Pilão. “Doravante, se a venda do produto fora do padrão continuar, a responsabilidade  éúnica e exclusiva do estabelecimento comercial e a indústria não pode ser penalizada, visto que desde janeiro os produtos fabricados se encaixam no novo padrão”, afirma.

Mudanças

A iniciativa assegura o aumento da eficiência energética das lâmpadas compactas em  8%. Para modelos de 15W, por exemplo, a eficiência mínima passa de 50 lm/W para 56 lm/W. A tabela abaixo mostra a comparação de potências comuns no mercado, antes e depois da mudança.

Potência

Eficiência mín. Ence Antiga

Eficiência mín. Nova Ence

Aumento na eficiência

15W

50 lm/W

56 lm/W

10,7%

20W

55 lm/W

59 lm/W

6,7%

25W

55 lm/W

59 lm/W

6,7%

Os novos produtos devem atender outros critérios estabelecidos, que incluem maior durabilidade e menor perda de eficiência energética. No caso da lâmpada fluorescente compacta com reator integrado, o tempo de vida mediana não pode ser menor que 6.000h e a lâmpada não pode perder mais do que 20% da sua eficiência energética quando completar 2.000h de vida. Além disso, uma lâmpada com mais de 25W de potência deverá ter seu fator de potência (fp) maior ou igual a 0,92. O valor indica se o produto está consumindo a energia adequadamente.

Sobre a Lâmpadas Golden

A Lâmpadas Golden é uma empresa de iluminação que atua no mercado brasileiro desde 1990, reconhecida por oferecer uma vasta gama de produtos que atendem as normas técnicas nacionais em vigor para garantir os melhores níveis de eficiência energética.

Assentada nos pilares tecnologia, qualidade, capacitação, sustentabilidade, economia e inovação, o compromisso da Golden é oferecer soluções sustentáveis em iluminação, Cheap Patek Philippe Replica com produtos que aliem durabilidade com melhoria do fluxo luminoso e menor consumo de energia.

Seu Sistema de Garantia da Qualidade é certificado pela ISO 9001, com uma gestão que atua de forma sinérgica com unidades fabris parceiras situadas no exterior. Seu portfolio de produtos, com mais de 613 itens nas tecnologias lâmpadas de halogênio, lâmpadas fluorescentes compactas e fluorescentes tubulares, lâmpadas de descarga (metálica, mista, mercúrio e sódio), acessórios, transformadores, refletores e fontes eletrônicas, além da linha de LED (Low Power, Ultra LED e Extreme LED) é voltado ao segmento comercial, industrial, doméstico, empresarial e de iluminação pública. A divisão LED se dedica exclusivamente ao aprimoramento da tecnologia e Panerai Replica desenvolvimento de projetos para a área profissional e de licitação.

O Centro de Treinamento da Golden, criado em 2008, é referência na capacitação de profissionais que atuam na área de iluminação. Mais de 14,5 mil pessoas já passaram pelos cursos presenciais da Golden por todo o país.

A empresa também é associada da Abilumi (Associação Brasileira de Importadores de Produtos para Iluminação) e membro do Green Building Council Brasil.

Saiba mais sobre a Lâmpadas Golden no site www.lampadasgolden.com.br e conheça as novidades e tendências do mercado de iluminação no blogwww.golden.blog.br.