notícias

Vinhedo exemplo de continuidade e conciencia ambiental

Meio Ambiente

Vinhedo realiza descarte de mais de 10 mil lâmpadas fluorescentes

divulgação

O objetivo da atual administração foi dar uma destinação correta ao vidro e aos materiais tóxicos contidos no interior das lâmpadas, como o mercúrio - elemento químico com ação altamente tóxica
da redação | 29-01-2013 11:58:49

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, realizou o descarte de 10 mil lâmpadas fluorescentes, entregues pela população e estabelecimentos comerciais da cidade na Central de Triagem da Coleta Seletiva, durante o segundo semestre de 2012.

O objetivo da atual administração foi dar uma destinação correta ao vidro e aos materiais tóxicos contidos no interior das lâmpadas, como o mercúrio - elemento químico com ação altamente tóxica. Segundo explicou o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Cássio Capovilla, uma vez liberado pela quebra da lâmpada, o vapor de mercúrio, além de inalado, ao chegar ao solo, nos rios e em outras fontes de água corrompe a cadeia alimentar e atinge os seres humanos”, explicou.

Denominado ‘Papa-lâmpadas’, o equipamento utilizado pela empresa contratada pela Prefeitura para efetuar o descarte correto tem um ciclo fechado que possuem dois sistemas de filtragens, um para os fragmentos de vidro e alumínio e outro para os gases como o mercúrio, devolvendo à atmosfera apenas o ar puro. Por funcionar em um sistema a vácuo, isenta o operador de qualquer risco de retrocesso de fragmentos e contaminação pelo vapor de mercúrio. Cada lâmpada leva apenas um segundo para ser triturada e todo resíduo é reciclado e recuperado.

“A falta de critérios na quebra das lâmpadas fluorescentes é uma das mais nocivas agressões ao meio ambiente e à saúde pública, já que a maioria das pessoas, por falta de informação, ainda joga lâmpadas fluorescentes no lixo comum”, comentou o prefeito Milton Serafim.

Quando este tipo de produto é entregue na Central de Triagem, as lâmpadas são guardadas para que não ocorra qualquer tipo de risco ambiental.


Entrega do material durante todo o ano

Moradores e estabelecimentos comerciais de Vinhedo podem realizar a entrega de lâmpadas fluorescentes durante todo o ano na Central de Reciclagem, localizada na Rua Miguel Brunelli, 40, Vila Cascais. Pelo menos duas vezes ao ano a Prefeitura faz o descarte correto do material. 

Município Verde Azul

Por quatro anos consecutivos, Vinhedo conquistou o título Município Verde Azul concedido pelo Governo do Estado de São Paulo às cidades que desenvolveram ações de destaque com a finalidade de promover a recuperação e preservação ambiental. Uma destas ações é o descarte correto de materiais que causam dados ao meio ambiente e à saúde pública.