notícias

Parceiro da Naturalis brasil em Goias ganha destaque do ministério Publico

08/11/2011 - 14h58

MP realiza reciclagem de lâmpadas fluorescentes

Máquina 
Máquina Papa Lâmpadas chega ao MP

Desde 2010 o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) vem encaminhando todas as lâmpadas fluorescentes queimadas do edifício-sede para reciclagem. 
Lâmpadas fluorescentes tem uma vida útil maior e um consumo menor de energia elétrica em relação às lâmpadas incandescentes. Contudo, por ter como seu principal componente o mercúrio, um metal pesado extremamente tóxico, o descarte incorreto destas lâmpadas pode provocar uma séria contaminação do meio ambiente. Frisa-se que uma intoxicação por mercúrio em seres humanos pode afetar o sistema muscular, além de ocasionar paralisia cerebral.
Para evitar esse tipo de contaminação, o MP contratou uma empresa que conta com um equipamento conhecido como “Papa Lâmpadas”. A máquina é composta de um tambor metálico, que filtra o vapor do mercúrio e o separa dos demais componentes, permitindo a reciclagem dos resíduos gerados. O aparelho é portátil, podendo ser levado até o local gerador do resíduo, evitando o risco das lâmpadas se quebrarem no transporte. Desde a implementação do serviço, já foram descontaminadas e recicladas mais de 1077 lâmpadas, “Acumulamos cerca de 200 lâmpadas, daí solicitamos a vinda da equipe para realizar a descontaminação, após o processo a empresa encaminha os resíduos para reciclagem “ explica Fábio Ferreira, Chefe da Divisão de Manutenção do MP.
No dia (3/6), o “papa lâmpadas” esteve no edifício-sede do MP para descontaminação das lâmpadas queimadas, o serviço foi supervisionado pelo técnico de segurança do trabalho, Alexandre Costa Araújo. (Amanda Almeida/ Estagiária de comunicação da Superintendência Adm. do MPGO)

Fonte :www.inmetro.gov.br
www.vivaterra.org.br
www.naturalisbrasil.com.br
 


Fotos
lâmpadas

lâmpadas queimadas
Lâmpadas

Lâmpadas queimadas são direcionadas para processo de reciclagem